A Congregação Cristã no Brasil é pentecostal?
Sim e não. A Congregação Cristã no Brasil nasceu com o derramamento do Espírito Santo na colônia italiana em Chicago no ano 1907 dentro do contexto pentecostal. Os primeiros a receberem a Promessa com evidência de falar em novas línguas foram na Missão Pentecostal pastoreada pelo pastor William Durham, incluindo o irmão Louis Francescon.
Ainda naquele ano, vários desses irmãos foram a Los Angeles onde congregaram na famosa Missão de Azusa Street, o berço do pentecostalismo moderno.
Quando começou essa obra na Itália, era chamada de Congregação Cristã Pentecostal.
Como pentecostais, os crentes da Congregação Cristã no Brasil são continuístas, crendo e recebendo os dons do Espírito Santo e sendo guiado por Ele.
Todavia, os excessos cometidos sob a designação "pentecostal" fez com que se desenvolvesse uma cautela em associar com esse movimento.
Muitos irmãos diz que não somos pentecostais não gostam da palavra "pentecostal", mas concordam plenamente nos dons do Espírito Santo. Foi nessa mentalidade que emitiram o seguinte ensinamento:
"As entidades que analisam o movimento evangélico em nosso País costumam nos classificar entre as igrejas pentecostais, devido ao fato de estes também crerem na manifestação do Espírito Santo com evidências de novas línguas. Não somos pentecostais, nem temos afinidades com quaisquer outros ramos evangélicos. Deus derramou a Promessa do Espírito Santo sobre os discípulos, em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Este era um dia de festa nacional dos judeus, motivo pelo qual judeus de todas as partes da terra se achavam reunidos em Jerusalém. A lei de Moisés determinava essa festa anual. - Entretanto, a efusão do Espírito Santo nada tem a ver, doutrinalmente, com a festa de Pentecostes. Portanto, nós nada temos com o pentecostalismo. Um dos jornais da Capital de São Paulo publicou artigo no qual menciona que a Congregação se originou de dissidentes da Igreja Assembleia de Deus. Não é verdade e se faz necessário contestar isso publicamente. Também não é verdade que a Assembleia de Deus tenha se originado de pessoas que se afastaram da Congregação". (Tópico 22 1988).
Portanto, goste ou não, somos pentecostais de fato, mas não oficialmente na autoidentificação.
Comentários
Postar um comentário