Porque na Congregação Cristã no Brasil a mulher usa o véu?
Na CCB se observa a cobertura da cabeça pelas mulheres em cumprimento a 1 Coríntios 11:2-16, o qual diz:
"2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim e retendes os preceitos como vo-los entreguei. 3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo. 4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. 6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. 7 O varão, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão. 8 Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão. 9 Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher, por causa do varão. 10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 11 Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher, sem o varão, no Senhor. 12 Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus. 13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? 14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido? 15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus."
Por essa passagem é possível concluir que a mulher na Antiguidade (como em muitos países hoje) não podia falar em público sem estar de forma decorosa com um véu ou outra cobertura. Nessas sociedades a mulher ocultar a face ou cobrir a cabeça é visto como sinal de modéstia e submissão à autoridade patriarcal. E Paulo ensinou que esse decoro se repetia mesmo na Igreja. A mulher, portanto, quando ora ou profetiza deve ter sobre a sua cabeça um véu, esse véu é um sinal da autoridade com qual a mulher fala à Igreja (1 Cor 11:10). Todavia, sua autoridade na Igreja já não é mais a do marido, mas a de Dues (1 Cor 11:3).
Mesmo que os tempos mudaram e as normas sociais para as mulheres também, na CCB as mulheres portam o véu como uma contínua lembrança que estão sob o poderio divino para orar e profetizar.
Comentários
Postar um comentário