O que é Trindade?
Pelas Escrituras sabemos que o único Deus consiste no Pai, no Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo. Esta realidade de Deus é denominada a doutrina da Trindade.
A palavra Trindade não aparece presente nas Escrituras, mas o conceito de um único Deus trino aparece abundantemente presente. Do mesmo modo, não aparece explícito o termo “imortalidade da alma”. No entanto, o conceito é crucial para a fé cristã (cf. 1 Coríntios 15). Similarmente, está na Bíblia o conceito de Trindade ainda que não haja a palavra.
1. Cada uma das pessoas da Trindade esteve presente de forma manifesta no batismo de Jesus:
"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mat 3:13-17).
2. O Pai, o Filho e o Espírito Santo cooperam na obra redentora:
Jesus prometeu: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito da verdade." (João 14:15-17).
3. No batismo na água, o qual é a indagação de uma boa consciência para com Deus, é realizado sob a autoridade conjuntas das únicas pessoas com poder de salvar:
Jesus, antes de subir ao céu, disse aos seus discípulos: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:19).
4. Deus Pai ressuscitou Jesus, o Filho, que enviou o Espírito Santo.
"E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita" (Romanos 8:11).
5. O sustento do crente ocorre por obra cooperativa das três pessoas da Trindade:
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos" (2 Cor. 13:13). Também aqui as três pessoas são nomeadas distintamente, mas apesar disso são uma mesma coisa.
6. Cada pessoa da Trindade é chamada Deus:
O Pai: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da Servidão” (Êxodo 20.2).
O Filho: “Tomé respondeu e disse: Senhor meu e Deus meu” (João 20.28).
O Espírito Santo: “Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?... Não mentiste aos homens, mas a Deus” (Atos 5.3-4).
Comentários
Postar um comentário